quinta-feira, 28 de abril de 2011

Brasil subestima turismo | Gabeira.com

Brasil subestima turismo | Gabeira.com

Pensar Eco, é lógico!: Especialista lista cinco dicas para evitar o consu...

Pensar Eco, é lógico!: Especialista lista cinco dicas para evitar o consu...: "Consumir de forma consciente e responsável é um dos grandes desafios desse século e passo fundamental para um mundo mais sustentável. ..."

segunda-feira, 25 de abril de 2011

CÓDIGO FLORESTAL e a SBPC

CONTRIBUIÇÕES DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIA (ABC) E DA SOCIEDADE
BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC) PARA O DEBATE SOBRE O
CÓDIGO FLORESTAL
Atendendo a uma demanda da sociedade, em particular da comunidade científica, por
uma participação mais efetiva da ciência na reformulação do Código Florestal, a Academia
Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
formaram um grupo de trabalho para oferecer dados e argumentos técnico-científicos que
possam subsidiar as discussões em torno de mudanças no Código Florestal propostas no
substitutivo ao Projeto de Lei (PL) no 1.876/1999 e demais PLs a ele apensados.
A ABC e a SBPC, fundadas respectivamente em 1916 e 1948, são entidades
representativas da comunidade científica brasileira e não poderiam deixar de participar de tão
importante debate referente ao futuro do País.
O primeiro Código Florestal brasileiro foi estabelecido pelo Decreto no 23.793, de 23
de janeiro de 1934, e posteriormente revogado pela Lei no 4.771, de 15 de setembro de 1965,
que instituiu o Código Florestal vigente. Tanto a legislação original como todas as alterações
subsequentes levaram em consideração os conhecimentos científicos até então disponíveis.
No presente momento, em que se reabre o debate acerca da matéria, a comunidade
científica, aqui amparada pela legitimidade de suas mais abrangentes e representativas
associações, a ABC e a SBPC, solicita que o Congresso Nacional continue a levar em
consideração os avanços do conhecimento científico e do desenvolvimento tecnológico para
o debate sobre a legislação florestal brasileira.
Para subsidiar esse debate, o Grupo de Trabalho elaborou extenso documento, em
fase final de análise pela ABC e pela SBPC, cujo sumário executivo é apresentado a seguir.
no site : http://www.sbpcnet.org.br/site/home

sábado, 23 de abril de 2011

REDEMOCRATIZAÇÃO DO PV


Nestes últimos meses foi travada uma batalha no interior do PV nacional. Deste debate desenfreado tive a oportunidade (e aqui já manifesto meu agradecimento à direção nacional) de conhecer melhor o pensamento dos militantes e líderes de todo o país. Demonstração de todas as formas de opinião, assentindo e contraditórias as que fazem do PV um verdadeiro local de aglutinação politica de pessoas do bem.

Conhecer mais profundamente o partido a nível nacional é derivado da atual administração ou gerência, que com a ativação do site e de plataformas digitais e redes sociais na internet, conseguiu de forma moderna e abrangente a participação de todos nós “verdes do Brasil”, sabedores eles da necessidade desta aglutinação marcando um ponto expressivo e determinante para o futuro do PV, agora mais robusto com a participação ”on line”, na sociedade brasileira e no mundo.

Então, começaram a redemocratização do PV, com sabedoria, eficácia e eficiência com congressos e reuniões, partindo agora para os estados e na velocidade da net nos municípios. Necessária e urgente esta medida, pois agora o PV, os seus líderes regionais,  não tem mais como  não transformarem o partido localmente. Deixar o medo de administrar o contraditório e aceitar novos líderes nos municípios e na gerência estadual, seguindo o exemplo da executiva nacional.

Não  lembro direito, tenho certeza que já faz um bom tempo, que  o PV de Santa Catarina não disputa uma eleição majoritária nos municípios. Acho que foram em Florianópolis, Joinville e Blumenau as últimas. Consequência de não buscar novas lideranças e, de  se utilizar até particularmente do partido ,como ferramenta de negociação de cargos e benefícios para os mesmos e seus colaboradores. É visível que o PV de SC desde 1999, vem sendo cobiçado por todas as lideranças politicas e é indispensável em uma coligação de sucesso, o que faz com que deixe em estado de letargia morfética, causando o que acima descrevi. O resultado foi o desastre nas últimas eleições. Nem eleger  deputado estadual conseguimos .

Dessas coligações, falo de Balneário Camboriú, minha cidade, com uma coligação vencedora e onde o partido não tem vez nem voz, prova disso, é que nem foram privilegiados com  a Secretaria do meio ambiente, ( criada e implantada pelo meu querido e saudoso Raimundo Malta, Ike Gevaerd, , Mauricio Simas, Luiz Eduardo Cherem, eu e tantos outros verdes de coração). Mas cargos para alguns do partido foram distribuídos e embora com o nome do PV, estes estão apáticos e  não se envolvem em discussões , debates, em relevantes assuntos municipais e muito menos colaboram para a infraestrutura do partido. Tanto é verdade, que fomos  obrigados a criarmos em 2009 o blog  http://rarosverde.blogspot.com/ , para iniciarmos debates inerentes ao meio ambiente do nosso município , pois a letargia da atual  gestão e dos que a apoiaram por interesses diversos, não criaram, não divulgaram e nada fizeram nos últimos anos em relação à buscar novas lideranças e meios de comunicação com os filiados, militantes do PV de Balneário Camboriú.

Então é hora de modernizarmos o PV de Balneário, e isto pode ser feito com a atual gestão, por que não? Basta  vontade política. Sei que vai ser difícil, mas temos muito  que fazer até a próxima eleição municipal.  Uma das muitas batalhas que travaremos é com certeza: se vale a pena manter os cargos e salários para alguns do partido ou procurarmos um nome para a disputa da majoritária pelo PV, visto que esta discussão faz-se necessária em função da reeleição do atual  Prefeito, que vem buscando desenfreadamente este privilégio entre todos os partidos, inclusive os que foram contra a sua eleição, distribuindo cargos e secretarias.

Redemocratização se faz assim, como o PV nacional está fazendo, dando vez e voz aos militantes, suas lideranças e isto devemos obrigatoriamente aderir em Balneário Camboriú e em toda a Santa Catarina, através do site http://redepv.ning.com/ .

Líderes nacionais já estão se mobilizando para as eleições de 2014 para Presidente lançando a pré-candidatura de Fernando Gabeira, outras com Marina Silva e acredito que será salutar esta eleição interna. E nos estados e municípios? Se não mudarmos agora não afetará em nada a futura eleição presidencial. Perderemos talvez até os quase vinte milhões de votos conquistados na última eleição, porque a base é tudo e se não tivermos uma base modernizada e renovada, inclusive com diferenças de opiniões sobre gestão interna, sucumbiremos nas próximas eleições.


O FUTEBOL CATARINENSE e a política


No comando da Federação Catarinense de Futebol desde 1986  o DR. Delfim de Pádua Peixoto Filho, conquistou várias vitórias. Entre tantas podemos citar, a desenvoltura política com os times catarinense, dando voz e voto com a aliança entre a Federação e a Associação dos Clubes. A Assembleia Geral Eletiva aclamou Delfim Pádua Peixoto Filho para o sétimo mandato como Presidente da Federação Catarinense de Futebol em 27 de outubro de 2007.

                                                                                           

                                                                                                                                                                                                                                                        
 Outra grande conquista e enaltecida no site da FCF-SC, é a construção da sua  sede própria  em 2003.

                                                                         

E foi aqui na sede própria da FCF-SC que o trabalho se desenvolveu mais ativamente. Conseguindo aglutinar na Federação um time de especialistas, técnicos e pessoas de bem, formando um time especializado no futebol catarinense de grande responsabilidade. Assim evoluiu o futebol catarinense, agora com dois times (Avaí e Figuerense) na primeira divisão do Futebol Brasileiro – ELITE DO FUTEBOL -  e um outro na segunda divisão (Criciúma). E é preciso dizer o sucesso do campeonato catarinense dos últimos anos, claro os resultados estão aí acima descritos.
Agora tem o nobre Presidente uma das missões mais importantes e cruciais para o desenvolvimento do esporte: a renovação, a reestruturação ou melhor a construção de novos estádios de futebol em todo o território catarinense. Está à prova, a habilidade política do nobre presidente, envolver os políticos, governador, deputados estaduais, federais, senadores, prefeitos, vereadores, empreendedores, empresários e toda a sociedade, para o sucesso deste evento.
Não cabe mais apresentar um futebol de “ELITE” num estádio como o de ITAJAÍ, principalmente, onde o banheiro é químico, a mobilidade urbana é desprezível e a segurança nem se comenta. É também necessário o desenvolvimento sustentável nestes projetos “ESTÁDIOS ECOLOGICAMENTES CORRETOS”, com tratamento de efluentes, energia renovável , reutilização de água e tantos outras ferramentas possíveis nestes casos.

Então, nobre Presidente, é hora de arregaçar as mangas e botar o bloco na rua, já que é notório o desenvolvimento do futebol catarinense após a sede própria da Federação Catarinense de Futebol, tendo estrutura e comodidade para o desenvolvimento. Assim será no futebol, dentro dos quatros cantos do campo, onde deve se estabelecer o esporte.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Pepsi anuncia garrafa de origem 100% vegetal

Pepsi anuncia garrafa de origem 100% vegetal: "Processos biotecnológicos criam uma estrutura molecular que é idêntica à do PET, um plástico à base de petróleo."

Rumo aos ciborgues: componente eletrônico é feito com sangue humano

Rumo aos ciborgues: componente eletrônico é feito com sangue humano: "Um componente eletrônico que é comparável a uma sinapse artificial foi construído inteiramente com sangue humano, abrindo uma nova área de pesquisas para a interligação do eletrônico com o biológico."